É possível utilizar IA para o mundo do delivery?

É inegável o quanto a tecnologia está avançando e potencializando os resultados nos mais variados ramos e mercados. Inclusive, a IA no delivery tem aprimorado as operações no setor. Pensando em aprofundar o assunto, em parceria com a iCbras, especialistas em fabricação e venda de baú para moto, elaboramos este conteúdo para lhe passar maiores informações sobre o assunto. Vamos lá?

Muitas empresas e até profissionais autônomos têm integrado a IA às suas estratégias de negócio.

Por contar com análises precisas e coleta de dados em tempo real, usar a IA no delivery traz mais velocidade, precisão e eficiência às entregas.

Empresas que têm agregado a inteligência artificial se tornam mais competitivas e garantem melhor experiência ao consumidor.

Mas a questão é, como usar a IA no delivery? 

Usos da IA no delivery

São inúmeras as possibilidades de aplicação da Inteligência Artificial dentro das companhias. No mundo do delivery, a IA pode auxiliar desde as rotas e logística, até as estratégias de negócio.

Entenda algumas aplicações práticas da IA no delivery:

Criação de rotas inteligentes

Sem dúvidas, uma das aplicações do IA no delivery que mais traz benefícios é a otimização das rotas. 

Os algoritmos da Inteligência Artificial são capazes de calcular caminhos mais eficientes para os entregadores. 

E, isso não considera apenas a ordem das entregas. Mas, a distância e prioridades, considerando o trânsito e demais variáveis que podem impactar no tempo.

Outro ponto importante também é a otimização da frota. Por coletar dados de diversos meios, a IA no delivery ajuda a determinar quantos entregadores serão necessários, considerando horário, local e sazonalidade.

A estratégia de incluir esse recurso tecnológico faz com que as empresas consigam reduzir os custos operacionais.

Atendimento aos clientes 

Em relação ao atendimento ao cliente, a IA pode ser usada para consulta de clientes ou pedidos, rastreamento de entregas ou recomendações.

Para esse uso específico, a Inteligência Artificial é usada por meio de chats automáticos que têm a facilidade de estarem disponíveis 24 horas por dia.

Essa aplicação pode ser usada tanto no próprio site como nas redes sociais e plataformas de mensagens instantâneas.

Além do atendimento direto, a IA no delivery pode analisar os pedidos anteriores e recomendar produtos de acordo com o histórico de compra. 

Para mais, é capaz de analisar as avaliações dos clientes, identificar padrões que são oportunidades de melhorias a serem implementadas.

Dessa forma, é possível dizer que a IA no delivery não trata apenas da operação, mas de todo o embasamento estratégico da companhia.

IA no delivery para previsão de demandas 

Assim como a IA no delivery consegue prever melhores rotas, prevê os picos de demanda para horários ou regiões.

Essa questão favorece não apenas as empresas que podem se preparar melhor, mas o consumidor que pode acompanhar a entrega em tempo real.

Muitos aplicativos de entregas de refeição possibilitam um rastreamento básico de quando o pedido saiu para a entrega.

Mas, nesse caso, estamos falando do acompanhamento de onde o motoboy se encontra, naquele exato momento.

Outro ponto importante é que a tecnologia possibilita realizar a gestão de riscos e a logística preditiva. Ou seja, a própria ferramenta é capaz de antever problemas potenciais e sugerir soluções.

Entregas Autônomas

Ainda não tão presente no Brasil, algumas empresas, como a Amazon, têm testado a realização de entregas autônomas. 

Basicamente, consistem em utilizar veículos autônomos para entregar produtos e compras aos consumidores.

Isso vale tanto para veículos automotores como motos, como para drones, que são capazes de reconhecer obstáculos e interagir com o ambiente.

Outras aplicações da IA no delivery

Além disso, a IA no delivery é capaz de coletar os pedidos e enviá-los diretamente para a produção na cozinha. Isso facilita a comunicação e faz com que as demandas não se percam.

Também possibilita que os estabelecimentos pesquisem e visualizem os dados financeiros e de pagamento de maneira rápida e prática.

Quais ferramentas de Inteligência Artificial posso usar no delivery?

A aplicação do IA no delivery é bastante versátil e pode ser adaptada às necessidades de cada empresa ou entrega.

Atualmente, inúmeras soluções são capazes de realizar as atividades humanas de maneira automática e auxiliar as companhias a obter melhores resultados.

O Chat GPT é uma IA que vem ganhando cada vez mais adeptos e pode auxiliar o delivery no atendimento ao cliente, no envio de notificações sobre o andamento do preparo ou entrega, enviar pesquisas de satisfação, recomendar produtos e muito mais.

Já o RoutEasy é um sistema que usa IA para gerar soluções de otimização e gestão de entregas. De maneira simplificada, usa algoritmos de roteirização para diminuir o tempo e otimizar as entregas.

A empresa oferece suporte para monitorar todas as etapas do abastecimento, evitando falhas, reduzindo distâncias e garantindo maior eficiência e agilidade do planejamento à distribuição de rotas.

Já o Anota AÍ possibilita que seu negócio crie cupons de desconto, programas de facilidade, cardápio digital e até facilita o pagamento com o pix automatizado.

Como você pode perceber, há uma infinidade de utilizações e aplicações da IA no delivery. E, a cada dia mais, novas oportunidades estão sendo descobertas para o uso dessa tecnologia.

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